IGREJA DE S FRANCISCO ( II)
Em complemento do post com o video da RTP2 feito aquando da remodelação em 1992 .
A igreja foi inaugurada em 1562, segundo inscrição no local. Tanto o convento como a igreja sofreram remodelações nos finais do século XVIII.
O Convento foi cedido em 1921 a um grupo de empresas que aí instalaram a Companhia Leiriense de Moagem, acabando por modificar o convento sob projecto de Ernesto Korrodi - a fachada do convento foi totalmente alterada, restando dele apenas os claustros.
Já a igreja foi encerrada em 1950, e perante o estado avançado de degradação esta sofre obras de restauro em 1992, dirigidas pelo arquitecto João Roda, que trazem à luz raros e belos frescos quatrocentistas, ocultados durante séculos por reboco.
A igreja tem uma fachada simples com uma galilé renascentista, muito detalhada, duas janelas e um nicho com a imagem do santo. O interior é constituído por uma única nave, com cobertura de madeira e altares quinhentistas. Anexo ao coro encontra-se a capela da Ordem Terceira, construída em 1719 que fazia ligação ao convento.
Actualmente a igreja encontra-se aberta, pelo que para além de ser um local de culto nela também se realizam vários eventos culturais (exposições, concertos, etc.).
As fotos contém informação do conteúdo sendo as nº 3 e 4 referente a gravuras parciais dos frescos recuperados e restaurados na intervenção de 1992, das quais existem mais numa colecção tipo postais editada pelo arquivo de Leiria.




Sem comentários:
Enviar um comentário