sexta-feira, 2 de julho de 2021

 O NASCIMENTO DO NOVO EDIFÌCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO NA ZONA DA PORTELA.

No início do século XX surgiu uma nova zona de expansão da cidade, com a construção do novo edifício da CML, projetado por Ernesto Korrodi, e que se transferiu da Praça Rodrigues Lobo para a zona da Portela.
Em 1908 e nas proximidades, construiu-se o novo convento dos franciscanos, com funções de ensino e fez-se o arranjo urbano da rua de Alcobaça que se tornou a ligação do centro leiriense à nova zona de desenvolvimento.
O novo edifício foi inaugurado em 1910 já após a implantação da república nesse ano, apesar de estar pronto e com serviços instalados antes dessa data. Ao espaço onde se localizou foi dado o nome de Largo da República por deliberação de 10/10/1910.
Do interior do actual edifício destaca-se o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Leiria.
Foto 1 - vista lateral do edifício e da rua, esta ainda em terra batida e estreita que ligava a sul.. Foto de 1920/30.
Foto 2 - Vista para norte com o edifício do Convento da Portela ao fundo e o inicio da estrada que ligava à Marinha Grande.
Foto 3 - Vista frontal apanhando as obras de construção da praceta do Largo nos anos 50/60.
Foto 4 - Edifício no século XXI.
Foto 5 - Salão Nobre da Camara de Leiria.












 LARGO DA REPÚBLICA EM 1965/1970 (VISTA PANORAMICA)

Largo da Republica nos anos 65/70 e seguramente antes de 1975, ano em que foi construído o actual edifício da segurança social que ainda não exista no local e ocupou o espaço à direita do edifício camarário.
A foto é muito interessante e mostra o papel de hub que este Largo desempenhou no crescimento da cidade para a zona do Marquês de Pombal, Mala Posta, Cruz da Areia, Telheiro e suas envolvências.
O largo que recebeu obras profundas em 1953 que lhe deram a actual configuração com o quadrado central empedrado rodeado de zonas de parqueamento, alberga à esquerda o principal orgão de poder municipal, os Paços do Concelho edificados no inicio do século XX , à direita o Palácio da Justiça, que foi edificado em 1963 e centralizou os serviços de justiça da cidade (que entretanto por limitação de espaço foram estendidos a outros edifícios).
Depois do Largo em vista frontal é bem visível o edifício icónico onde esteve o grémio, e que foi recentemente remodelado (mas mantendo intacta a sua traça exterior), e a Quinta da Portela.
Ao fundo e com interessante detalhe a zona histórica de Leiria, o monte e o seu castelo sempre em realce, os edifícios administrativos do largo de S Pedro e laterais à torre sineira, e visíveis as zonas de crescimento urbano para norte (arrabalde, estação e Gândara dos Olivais) .



Mais Populares