domingo, 11 de abril de 2021

 ESTÁTUA DE AFONSO LOPES VIEIRA

A estátua de Afonso Lopes Vieira, obra do mestre Joaquim Correia esculpida em bronze,  é uma representação do poeta em pose contemplativa, apoiando-se nos rochedos da praia de S. pedro de Moel. A pose contemplativa e o olhar sonhador revelam que o autor ao conceber esta composição tinha conhecimento da vivência do poeta e da sua obra literária. 

Esta obra faz lembrar "O Pensador" de Auguste Rodin, apontando para influências expressionistas, também já manifestadas noutra escultura do mesmo autor, concebida e apresentada em Leiria  com o monumento a "Francisco Rodrigues Lobo, inaugurado em 1973 e colocado na Praça Rodrigues Lobo ali mesmo ao lado.
Além de homenagear o poeta, assinala o local onde existiu a casa onde nasceu em 1978, a qual foi destruída em 1915.

Afonso Lopes Viera (1878-1946), poeta natural de Leiria, um dos principais representantes do “neogarrettismo”, fez o curso de direito na Universidade de Coimbra (1894-1900), indo depois viver para Lisboa, onde exerceu funções de redactor na Câmara dos Deputados até 1916, a partir desta data dedica-se exclusivamente à actividade literária, produzindo uma vasta obra. A estátua foi inicialmente colocada no jardim de Leiria, junto ao rio Lis, e só mais tarde foi transferida para o local onde hoje se encontra.



Mais Populares