quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 DO ROSSIO AO LARGO 5 DE OUTUBRO E À PRAÇA GOA, DAMÃO E DIU.

Aproveitando o notório interesse havido com a evolução desta zona ao longo do século XX, o que é compreensível por este ser um dos espaços mais centrais da cidade enriqueço essa informação com mais algumas fotos interessantes e significativas.
A 1ª foto da década de 1930 tem uma visão da zona com um canteiro ladeado por alguns passeios e estradas. Estas últimas serviriam para acolher viaturas puxados por animais mas também para utilização de peões como se pode reparar. A foto tem a particularidade de parecer encomendada pela figura em plano de destaque na mesma.
A 2ª foto talvez dos finais dos anos 30 com enquadramento diferente focado nos edifícios e castelo.
A 3ª foto da década de 1940 focada no monumento aos mortos da grande guerra, que foi ali inaugurado em 1929, e onde se repara nos canteiros nos arranjos dos canteiros e uma panorâmica da fila edifícios que compõem o largo 5 de Outubro em direcção ao entáo Paço Episcopal.
A 4ª foto talvez da década de 1960 que nos mostra um largo diferente com uma praceta central em terra batida em frente do edifício da Caixa Geral de Depósitos, que ali foi concluído em 1943, e com uma panorâmica alta da zona histórica à época. As vias de comunicação estão bem definidas e alcatroadas e existe um parqueamento nas traseiras do edifício do BNU., que entretanto se entenderia para o largo central.
A 5ª foto da década de 1970, com uma configuração diferente com o aproveitamento da praça central para parque de estacionamento organizado e delimitado por passeios. O parque está ocupado o que demonstrava a crescente utilização do automóvel e o crescimento da actividade comercial polarizada nas baixas citadinas.
A 6ª e última foto das finais da década de 1970 com o largo transformado em praça já com a vistosa fonte luminosa nele implantada a qual foi inaugurada em 1973. Os tempos mudam após a invasão automóvel dos centros das cidades há o movimento de empurrar o transito para vias exteriores e recuperar as praças com equipamentos lúdicos, zonas verdes com decorações florais e de ocupação pedonal.
Termino com a nota de que a hoje denominada Praça Goa Damão e Diu, que se recortou do Largo 5 de Outubro, não tem registo de deliberação camarária da sua criação e consequentemente quando passou a ser assim chamada.

























Mais Populares