terça-feira, 27 de julho de 2021

A VISTA DO ALTO DA IGREJA DE Nª SRA. DA ENCARNAÇÃO NA DÉCADA DE 1940/50.

Vista de Leiria em foto dos anos 40 do século XX, tirada do alto onde se situa a igreja de Nª Senhora da Encarnação. É uma foto panorâmica com muito para comentar sobre o muito que mudou em 80 anos de crescimento da ocupação urbana da cidade.
A 1ª nota que salta à vista é a existência duma praça de touros, a qual foi construída na década de 90 do século XIX e demolida na década de 1950, estando nessa data em ruínas. Situava-se no que é hoje o inicio da Avenida Nª Sª de Fátima.

A 2º nota vai para a praceta junto à igreja e convento Santo Agostinho (hoje o Largo de Infantaria), de terra plana com vegetação rasteira que é ladeado por duas fileiras de casas muito semelhantes às que ainda existem. A 1º fileira desde a Igreja até à rua de terra do que hoje é a entrada da Av. Marquês de Pombal, e com a curiosidade que o 1º edifício à direita é o denominado "ferro de engomar", o qual ainda existe apesar de se notarem sinais de degradação exterior.
A 2ª fileira de casas na rua do moinho do papel, que é uma das ruas muito antigas de Leiria.

A 3ª nota para o facto de que toda a zona de pequenas encostas constituídas por quintais e terrenos agrícolas que bordejam a Rua Tenente Valadim até a actual Av. Marquês de Pombal ((da qual existia um caminho de terra) e seguindo a Av Nossa Senhora de Fátima atè à actual circunvalação interna, hoje intensamente urbanizada, era constituída por campos, quintas e quintais.
Poderemos dizer que a intensa urbanização que caracterizou os anos de 1960-1980 encontrou aqui o seu imparável caminho.
Em 2ª foto o edifício do "ferro de engomar" em vista frontal.
Nota: Clicando nas fotos elas apareces com mais detalhe.




Mais Populares