quarta-feira, 13 de outubro de 2021

 O TEATRO D. MARIA PIA

UM ESPAÇO DE ESPETÁCULO E CULTURA de 1880 a 1958.

Em 3 de Outubro de 1878, foi lançada a primeira pedra para a construção do Teatro D. Maria Pia, junto à Rua de Sant'Ana. A autorização para designar o novo teatro com o nome da rainha D. Maria Pia data de 23 de Maio de 1879. A inauguração do novo edifício ocorreu em 9 de Dezembro de 1880.
A informação sobre o Teatro, o seu interior e o que significou para a cidade é escassa, mas fica uma descrição da sua inauguração, relembrada por altura da comemoração do 60º aniversário, realizado em 8 de Dezembro de 1940 e publicado no jornal O Mensageiro de 7 de Dezembro de 1940.
Para não tornar o texto demasiado extenso cito alguns parágrafos relevantes:
"Leiria inaugurou há poucos dias [9 de Dezembro de 1880] o seu novo teatro, um belo teatro (…). Vamos dar uma rápida notícia dêste novo teatro, um grande melhoramento na cidade de Leiria, notícia cujos apontamentos devemos à obsequiosa amabilidade do sr. L. A. Dos Santos.
O teatro de D. Maria Pia foi edificado no campo de D. Luiz I, correndo paralelo ao antigo convento de Sant’Ana, com o qual forma uma vasta e espaçosa rua."
"A inauguração realizou-se com todo o brilho na noite de 8 de Dezembro, com um espectáculo desempenhado por curiosos, abrindo com o hino de El-Rei D. Luiz, executado pela orquesta, e um hino de saudação a S. M. a rainha escrito pelo sr. Xavier Rodrigues Cordeiro, poeta natural de Leiria, e cantado pela sociedade dramática. A peça de inauguração deste teatro, construído em dois anos e um mês, foi o drama “Abel e Caim” do falecido escritor António Mendes Leal."
"A arquitectura externa do teatro é simples, em compensação o teatro por dentro é dum luxo extraordinário, duma elegância que o coloca acima de todos os teatros de província. ................."
"A sala é em feitio de ferradura, é elegantíssima, perfeitamente iluminada por numerosos candelabros suspensos dos camarotes, todos gradeados em florões dourados e corrimãos estofados a carmezim vivíssimo, dum belo efeito....................."
O Teatro D. Maria Pia foi o centro cultural de Leiria, durante cerca de oitenta anos. Recebeu teatro, cinema, concertos musicais, recitais, exposições e outras manifestações de arte, acolhidos com aplauso pela cidade, mas também público de outros concelhos, atraídos pela qualidade e fama dos seus espectáculos.
A degradação do edifício e a necessidade de ampliar a sua lotação, levantou polémica, gerou negociações, mas a sua demolição em 1958 foi inevitável e deixou a cidade desprovida, durante 8 anos , dum espaço público equivalente.
Foto 1 - O edifício do teatro em imagem frontal, em princípios do século XX.
Foto 2 - O teatro visto lateralmente em dia de movimento, talvez de espectadores em circulação.
Foto 3 - Vista panorâmica do Teatro na década de 1950, com pormenores do jardim e do seu miradouro, da zona histórica da cidade e do Castelo. É uma imagem melhorada no colorido e das mais expressivas.
Foto 4 - Interior do teatro com vista dos camarotes e cadeiras.
Foto 5 - Desenho de Rodrigues Vieira da sala com espectadores e uma nesga do palco.







Mais Populares