sábado, 25 de setembro de 2021

 O CEMITÉRIO DA SÉ DE LEIRIA

Leiria teve até ao final do século XVIII, a tradição de utilizar as Igrejas, os seus adros e envolvente, para efetuar os enterramentos.
As necrópoles ligadas às várias igrejas da cidade, vão revelando em escavações efectuadas vestígios desses enterramentos.
Com a modernidade, em que o conhecimento se foi sobrepondo ao secularismo da igreja surgiram reações à instalação de necrópoles nas igrejas, e para a criação de locais a esse fim destinados, que mantivessem o estatuto sacralizado.
Esta visão moderna foi defendida e praticada pelo Bispo de Leiria, D. Manuel de Aguiar, que numa iniciativa avançada para a sua época criou em 1798, o Cemitério da Sé, localizado nas suas traseiras, impedindo os enterramentos do interior da Igreja.
O cemitério da Sé de Leiria manteve-se até à construção do atual, localizado no morro de Santo António do Carrascal, inaugurado em 1871, depois de longo período de diligências e hipótese de localização, que decorreu desde 1835, data em que oficialmente são criados os cemitérios públicos e proibidos os enterramentos dentro das igrejas.

imagem 1 - Desenho com planta do sec. XVIII onde é visível o cemitério da Sé.
Imagem 2 - Desenho de 1836 com uma vista onde aparece o cemitério nas traseiras da Sé.

Créditos: A história do Cemitério da Sé de Leiria. Francisco Queiroz.




Mais Populares