quarta-feira, 31 de março de 2021

 LAVADEIRAS DO RIO LIS


Antes do advento dos tanques de cimento e posteriormente da comodidade das máquinas de lavar, os lavadouros públicos e os baixios dos rios eram locais onde se lavava a roupa tendo como ferramentas as saliências empedradas, o sabão azul e as águas correntes.
Seria, aliás, uma prática corrente em todos os locais e zonas fluviais até meados do século XX e em Leiria o rio Lis também o foi.
O rio era a "oficina" onde trabalhadoras exerceram a sua profissão de lavagem das roupas da casa e do vestuário, para outrém.
Era um ganha pão de grande dureza e feito em condições difíceis. Ao ar livre, muita horas seguidas com os membros inferiores mergulhados na água fria, costas dobradas e a utilização intensiva das mãos em contacto com os agentes de lavagem agressivos.
É uma lembrança e uma homenagem que aqui fica "às lavadeiras do rio Lis" e ao seu exemplo, de que muitos se lembrarão.
As 3 fotos que se anexam são do mesmo local, mas existiram outros locais baixios, na margem direita antes da ponte, na margem junto à fonte quente (que me parece teve um lavadouro público), que foram utilizados.
Foto 1 - Foto de meados do seculo XX. Foto 2 - Foto antiga da Lavadeiras no rio Lis em zona perto do antigo cais. Foto 3 - Lavadeiras no mesmo local do rio mas junto à margem, com o caudal do rio mais alto, e em               meados do século XX.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais Populares