domingo, 8 de agosto de 2021

 LEIRIA NOS FINAIS DO SÉCULO XIX (Vista parcial da cidade e da várzea esquerda do Lis)

Uma foto com uma vista panorâmica interessante, onde o antigo rocio, que nesta data já se mostrava parcialmente ocupado com o jardim municipal (e que se nota ter sido plantado recentemente).
A zona de várzea à esquerda do rio será uma das zonas de expansão urbana de meados do século XX, que com a abertura da Av. Heróis de Angola, Rua Dr. Américo Cortés Pinto e Rua de S. Francisco, proporcionará a urbanização de uso residencial e comercial, de todos os terrenos da margem esquerda do rio até ao edifício da Moagem (antigo Convento e Igreja de S. Francisco).
Na imagem são visíveis os telhados do Convento de Santana e do Teatro D. Maria Pia, os edifícios do Largo 5 de Outubro, do Paço Episcopal , da Sé, e o Largo ao fundo do jardim com casas baixas seguido de terrenos agrícolas .
Em fundo as elevações compostas por quintas agrícolas, onde se identificam 2 núcleos de casario que, pela localização, serão as localidades dos Marinheiros e Marrazes.
À direita é visível o marachão e a ponte do Bairro dos Anjos.
Depois do Paço Episcopal aparece um largo arborizado (o Largo das galinhas e actual Largo Cónego da Maia) e a Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque que percorre o trajecto de saída para Norte até â Estrada da Estação.



Mais Populares