domingo, 15 de agosto de 2021

 A SÉ CATEDRAL DE LEIRIA

A SÉ CATEDRAL DE LEIRIA
A Sé de Leiria (século XVI) localiza-se no coração da cidade no largo onde termina a Rua Barão de Viamonte (Chamada de Rua Direita) .
Foi construída na sequência da criação da Diocese de Leiria em 1545 atendendo o pedido de D. João III ao Papa Paulo III. As dimensões reduzidas dos templos então existentes (igrejas de Nossa Senhora da Pena e de São Pedro), tornou necessária a construção de um novo edifício, mais adequado e consentâneo com as novas funções eclesiásticas.
A sua construção iniciou-se em 1559 com conceção e direção da obra por Afonso Álvares e em 1574, ano de consagração do templo, o Cabido passou da Igreja de São Pedro para a nova Catedral, ainda assim com a obra incompleta.
O monumento passou por algumas vicissitudes. O terramoto de 1755 provocou sérios danos na fachada principal, mas a reconstrução teve início logo no ano seguinte. Também devido aos efeitos do sismo, em 1772 foi construída uma nova torre sineira, em estilo barroco, no local de implantação inicial (afastada da Sé, junto a uma das antigas portas da muralha do castelo, a Porta do Sol). Durante as Invasões Francesas (1810), um incêndio levou à destruição parcial do interior da igreja que teve de ser reconstruída.
A Sé de Leiria é desde novembro de 2014 monumento nacional, sendo englobado nesta classificação o claustro, o adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro.
Uma nota adicional interessante: Do lado direito da porta principal da Sé de Leiria podemos encontrar uma marca que pertence à Rede de Nivelamento Geométrico Alta Precisão (RNGAP).
Foto 1 - Imagem da Sé vista da Torre Sineira.
Foto 2 - Vista interior da entrada principal para a sacristia
Foto 3 - Vista interior da sacristia para a entrada principal.
Foto 4 - Marca geodésica.









Mais Populares