quinta-feira, 29 de abril de 2021

 RUA D JOSÉ ALVES CORREIA DA SILVA  NA DÉCADA DE 1940

Postal antigo com aquela que é considerada a maior rua da cidade de Leiria. A rua tem inicio na rotunda em frente ao Eurosol e sobe passando pela rotunda da da Cruz da Areia em direcção ao Telheiro e termina no quartel de infantaria 7, passando a chamar-se Rua do Telheiro.
O local onde foi obtida a foto é quase no final da rua no sentido de Leiria. O castelo na altura aparecia em frente, mas hoje está tapado pelos edifícios da Av. Marquês de Pombal.
O curioso é que se confirma que o número 15, indicado no texto da foto antiga, existe e as fotos recentes e anexas provam-no.
Créditos:
Edição: Mensário Informativo Notícias de Colmeias - 2015
Imagem: Fotografias originais, em chapa de vidro, reveladas digitalmente Coleção: Recordar Leiria do início do século XX





A LOCALIZAÇÃO DO DESAPARECIDO ARCO DE SANTANA.
A RUA JOÃO DE DEUS QUE FOI RUA ARCO DO CÓNEGOS E RUA DE SANTANA.

A partir da foto  do arco de santana, também chamado dos cónegos, e da informação encontrada na imagem de que teria sido demolido em 1943, procurei determinar qual a sua antiga localização. Buscas e consultas e o local nunca apareceu claramente até que a consulta do livro  "Toponímia de Leiria" e uma imagem esclarecedora revelou o local do desaparecido arco.

A antiga rua de Santana é desde 1895 a Rua João de Deus, que se inicia Na Rua Correia Mateus e termina no Largo Marechal Gomes da Costa. Este bifurca no seu final e tem hoje a Rua Grão Vasco na esquerda e uma rua à direita que mantém o nome do Largo. Ambas terminam no Terreiro.

Em 1809 toda a rua desde o  inicio até ao Terreiro era denominada Rua Arco dos Cónegos.

Em 1877 a rua passou a chamar-se Rua de Santa Anna (Santana)

Em 1895 a mesma rua passou a Rua João de Deus. 

Em 1938 cortou-se a meio a Rua João de Deus e nomeou-se a ligação ao Terreiro de Largo Marechal Gomes da Costa.

Entretanto em 1943 entre várias obras neste Largo demoliu-se o prédio do Arco de Santana e consequentemente o seu arco.

E resumindo o arco de Santana localizou-se no final da rua esquerda da bifurcação no final do Largo Marechal Gomes da Costa, como a a imagem inferior da 3ª foto revela.

Créditos de consulta: 

"Toponímia de Leiria" de Alda Sales Machado Gonçalves.2005

"A leiria de Miguel Torga-Guia da Cidade de Carlos Alberto Silva.2010








Mais Populares