domingo, 22 de agosto de 2021

"O LIS E O LENA" GRUPO ESCULTÓRIO DA FONTE LUMINOSA

Grupo escultórico em bronze de arte contemporânea. obra de Lagoa Henriques e integrado na Fonte Luminosa animada de jactos de água e cascata.

A obra faz alusão aos dois rios (Lena e Lis) ligados à cidade, sendo o Lena um afluente do Lis que nasce na Serra Daire e encontra o Lis na cidade de Leiria, enquanto o Lis nasce no lugar de Fontes, na freguesia de Cortes e percorre os baixios dos campos (do Lis) até desaguar na praia da Vieira.

Sobressai o centro da cascata numa alusão aos rios apresentando uma base que faz lembrar os seixos do leitos dum rio, um emaranhado de árvores de troncos robustos, três figuras humanas, sendo de um lado uma “mulher” sentada sobre o tronco de uma das árvores, no outro um casal de pé, de mãos dadas, podendo interpretar-se como uma comemoração do ambiente campestre e bucólico dos seus percursos e a alegria do seu encontro e casamento um pouco "mais abaixo" de Leiria.

Esta obra foi promovida pela Câmara Municipal de Leiria vindo a ser inaugurada em 22 de Maio de 1973 no âmbito das comemorações da elevação de Leiria a cidade.

Anexo o conhecido poema e algumas imagens públicas do conjunto para realçar a sua beleza e importância.













Mais Populares