quarta-feira, 28 de abril de 2021

ESTRADA DO ARRABALDE DÉCADA DE 1930

Foto antiga talvez dos anos 30/40 da Estrada do Arrabalde de aquém com vista do casario do bairro (este bairro é muito antigo e surgiu no século XII e tomou o nome de Bairro de S Tiago ) e do castelo e da sua encosta. Não há carros e os passantes utilizam a estrada sem condicionamentos.
O grosso muro de alvenaria separa a estrada dos terrenos agrícolas que no lado esquerdo seguiam em paralelo com o marachão até ao antigo Convento de S Francisco (reconvertido em fábrica de Moagem desde 1925) e do seu lado direito seguiam o rio até à zona da estação. Esses terrenos agrícolas tiveram essa utilização até à década de 50/60, sendo aos poucos abandonados em pousio muito devido às alterações sociais e ao crescimento urbano da cidade.
Como se vê na imagem o muro do lado esquerdo fazia uma curva de 90º para a esquerda e seguia em paralelo com a rua Mouzinho de Albuquerque terminando algures mais à frente. A rua Mouzinho de Albuquerque tinha um cotovelo à direita e seguia em frente até ao Largo 5 de Outubro terminando antes do Edifício Episcopal.



 ESTRADA DO ARRABALDE

Foto dos idos anos 70 com vista da tradicional estrada em paralelos que percorria todo o acesso desde a Gândara dos Olivais até à placa toponímica que indicava o inicio urbano da cidade de Leiria. Do lado direito, numa área relvada o local onde brevemente iria surgir a piscina descoberta de Leiria.
Ao fundo na casa com chapéus de sol seria uma estrutura de apoio tipo café a vender bebidas e sandes. Sem certeza parece-me que no inicio a exploração era privada ou associativa e só posteriormente passou para a alçada camarária.



Mais Populares