A VARZEA VISTA DO CASTELO NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XX
Vista panorâmica (do alto do Castelo de Leiria) da várzea adjacente ao rio Lis Desde a zona do antigo convento de S. Francisco percorrendo o marachão até ao jardim que não se vê na foto.
A elevação do actual cemitério que há data se denominava de Santo António do Carrascal , o qual já estaria presente no cimo do monte e no local onde ainda se encontra, pois foi inaugurado em 1871.
Visível o aglomerado de casas do Bairro dos Anjos na várzea do lado direito do rio Lis e que se estende até à zona do hospital Manuel de Aguiar que foi concluído e aberto em 1800.
Felicito-o pela bela fotografia e sobretudo, pela a sua detalhada e precisa descrição. Um pequeno pormenor que naturalmente escapou a muitos é a capela de São Miguel (no monte de São Miguel) que bem conheci como arrecadação de alfaias e ferramentas agricolas e a qual vi demolir na passada década de 70. Assim en acrópole, cada um dos pontos culminantes de Leiria estava sob a proteção dos arcanjos, a capela do arcanjo Gabriel, que precedeu o Santuário de N Sra da Encarnação no monte de S. Gabriel, e a capela do arcanjo Miguel no monte de São Miguel (1) para situarem a dita capela na fotografia façam um click "enter full-screen", e situa-se à esquerda sob a sigla "F" azul
Sem comentários:
Enviar um comentário